Passaporte e vistos

Tirar passaporte e visto já foi um grande problema para quem deseja ir para os EUA. Hoje em dia, com o advento de novas tecnologias e o crescente número de brasileiros aportando em terras americanas, o processo se tornou rápido e descomplicado.

Primeiro vamo as dicas de tirar passaporte e depois vamos aos detalhes do visto.

PASSAPORTE

Passaporte

Passaporte

O processo de solicitação de passaporte inicia com o acesso ao site do Departamento de Polícia Federal www.dpf.gov.br. No site, clique no link “Informações gerais e requerimento de passaporte” e em seguida selecione a localidade onde deseja requerer o passaporte.

Leia as informações e clique em “emissão do passaporte”. Preencha o formulário com seus dados e ao final digite o código de segurança e clique em confirmar.

Serão exibidos três botões, inicialmente clique em “gerar protocolo”, depois “gerar GRU” (guia para pagamento da taxa) e finalmente em “fechar”. Caso haja dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue para 0800-9782336 ou entre em contato pelo e-mail cau.cti@dpf.gov.br. Outros esclarecimentos aqui.

Após a inclusão dos dados será emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU).

O boleto deve ser pago, respeitando sua data de vencimento. A taxa de concessão de passaporte comum é de R$ 89,71, já a concessão de novo passaporte sem a apresentação do anterior (válido ou não) custa R$ 179,42.

 

Por fim, compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida (veja abaixo), GRU paga e protocolo da solicitação. Em algumas unidades do DPF é necessário fazer o agendamento prévio. Verifique no site se é preciso agendar o atendimento no posto escolhido.

PASSAPORTE – DOCUMENTOS

O interessado em obter o passaporte comum deve ser brasileiro nato ou naturalizado. Para realizar o pedido é preciso comparecer em quaisquer das unidades descentralizadas ou postos de atendimento do Departamento de Polícia Federal e apresentar em original os seguintes documentos:

Carteira de Identidade Civil (RG) e Certidão de Casamento com a devida averbação, se for o caso, para as pessoas que tiverem o nome alterado em razão de casamento, separação ou divórcio;

Carteira de Identidade Civil (RG) ou Certidão de Nascimento para os menores de 12 anos;

Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral;

Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos;

Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;

Comprovante de pagamento da taxa em reais, por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser preenchida pela internet, sendo necessário o CPF do requerente ou responsável, código da receita e da unidade arrecadadora conforme tabela das receitas existente na própria guia;

Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro;

O brasileiro que tiver seu passaporte válido inutilizado por qualquer repartição consular ou de imigração estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportação), não está impedido de requerer um novo passaporte. Basta apresentar o passaporte, válido ou não, para cancelamento.

Conforme legislação, outros documentos poderão ser exigidos.

 

OUTRAS

É obrigatória a presença do requerente na unidade do DPF, inclusive menor de 18 anos. As coletas de fotografia, digitais e assinatura serão realizadas nas dependências da Polícia Federal, por meios eletrônicos.

O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados. O prazo de entrega é de no máximo seis dias úteis.

A validade do passaporte é de até cinco anos. Expirado o prazo de validade deverá ser solicitado um novo documento.

Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados.

O novo passaporte comum padrão ICAO, cor azul, foi implantado em algumas cidades brasileiras. As demais unidades do DPF continuam expedindo o passaporte modelo antigo (padrão não-ICAO, cor verde). Verifique o seu modelo de passaporte no site. O titular do passaporte comum padrão não-ICAO, cor verde, poderá utilizá-lo regularmente até a data de vencimento indicada na caderneta.

 

VISTO

Visto Americano

Visto Americano

Encontre aqui todas as dicas para tirar o seu visto sem sustos, colocamos aqui as dicas:

1 – Formulário DS-160

O primeiro passo para tirar o visto americano é preencher o formulário DS-160 que está disponível no site do consulado estadunidense (https://ceac.state.gov/genniv/). Ele vai demandar um bom tempo seu, mas caso não consiga terminar no mesmo dia você tem até um mês para concluí-lo. É importante prestar bastante atenção no preenchimento, porque qualquer informação errônea pode implicar em recusa do seu pedido. Ao abrir o formulário, selecione o consulado onde deseja fazer a entrevista (presencial). Durante a operação você também vai precisar enviar, através do próprio site, uma fotografia com o fundo branco. Ela pode ser carregada antes de começar o preenchimento, assim, caso seja recusada, você não vai perder tempo respondendo o gigantesco questionário. Após escolher a foto e ela estiver aprovada pelo sistema, clique em “Continue Using This Photo”. Depois disso você pode clicar em “Start an Application” e começar a preencher o formulário. O site permite que você o traduza para o português, facilitando assim a vida daqueles que não dominam a língua inglesa.

2 – Pagar a taxa e agendar a entrevista

Depois de responder um questionário com mais de 100 perguntas é a hora de se cadastrar no site oficial de informações para o visto americano, pelo endereço https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome. Após acessar a página, clique em “Criar Conta”. Você vai precisar preencher alguns dados e pagar a taxa cobrada pelo visto. É possível pagar por boleto bancário ou cartão de crédito, porém o cartão é o único que confirma na mesma hora o pagamento. Caso prefira pagar por boleto, você vai precisar voltar no site depois de 24 horas para agendar a entrevista. Após concluir o pagamento, você deve marcar os atendimentos. O primeiro é o cadastramento inicial de suas digitais e obtenção de foto no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e o segundo é para a entrevista no consulado.

3 – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto – CASV

O atendimento nesses postos são bem tranquilos e são realizados para agilizar o andamento das entrevistas nos consulados.  Você precisa levar o passaporte e a ficha do formulário DS-160 impressa. Lá eles vão colher suas impressões digitais e tirar a foto. É permitido levar celulares e chaves para o CASV, mas os aparelhos precisam estar desligados.

4 – Entrevista no Consulado

Já no consulado você precisa estar preparado para enfrentar algumas filas. O tempo médio de atendimento é de cerca de 1h30 a 2h. É importante chegar com pelo menos uma hora de antecedência, mas não adianta madrugar porque os horários são agendados e as filas são criadas para cada horário: 7h, 7h30, 8, etc.

A dúvida mais comum dos viajantes é sobre quais documentos levar e em que idioma é realizado a entrevista. Obrigatoriamente você precisa levar a confirmação do formulário e o seu passaporte, mas se achar importante é bom levar documentos que comprovem as informações que você preencheu no formulário, como Identidade original com foto e CPF.  A entrevista pode ser realizada toda em português, como você preferir. Atualmente ela é muito tranquila e raramente eles solicitam outros documentos. Caso seja empregado de carteira assinada e com salário fixo, leve seu contra-cheque e sua carteira de trabalho e apresente só se houver necessidade.

É difícil o visto ser negado imediatamente. Se não conseguir comprovar alguma coisa, seu visto pode cair em exigência e você vai precisar retornar com o documento solicitado.  Leve os documentos que achar necessário para comprovar que você tem vínculos no Brasil e pretende voltar.

 

A entrevista é bem simples e as perguntas sempre são as mesmas.

Você já esteve nos Estados Unidos?

Já esteve em outros países? Quais?

O que você faz no Brasil? Quanto você ganha mensalmente?

Você tem parentes nos Estados Unidos?

Para qual lugar você pretende ir nos Estados Unidos?

Seu visto foi aprovado – boa viagem!

 

Após a aprovação, seu passaporte fica retido no consulado e será devolvido de acordo com a sua preferência no momento do agendamento (em sua residência ou no CASV).


QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

Ele, Pedro Rodrigues, engenheiro, 29 anos. Ela, Giovanna Bucciarelli, marketóloga, 22 anos. Em comum, uma paixão: Orlando.

A ideia surgiu em 2012, quando perceberam que tinham se tornado o guia informal de todos os amigos que viajavam para a terra do Mickey. A partir de então, surgiu em 2013, o site www.roteiroemorlando.com.br, destinado exclusivamente para a venda de Roteiros Personalizados. No mesmo ano, o site foi inteiro remodelado e se tornou um grande site de conteúdo da cidade da Flórida.

NO INSTAGRAM