Kennedy Space Center

Do passado mais remoto até algumas poucas décadas atrás, o máximo que o ser humano podia era olhar para o céu e de longe, admirá-lo. A guerra fria trouxe, junto com outros inúmeros avanços (e algumas mazelas), a corrida espacial. Os Estados Unidos de um lado e a União Soviética do outro, travaram uma disputa, cabeça a cabeça, duelando pelo pioneirismo do espaço sideral.

A URSS saiu na frente, colocando o primeiro homem fora da órbita terreste, Yuri Gararin, em 1961. E neste mesmo ano, o então presidente norte americano, John F. Kennedy, fez o famoso discurso, onde prometera colocar o homem na lua, até 1969. E assim foi feito. A missão Apollo 11 atingiu o solo lunar, em 20 de Julho de 1969.

E por que toda esta história em um blog que fala de Orlando? Porque falaremos sobre o Kennedy Space Center, o “parque” nascido para mostrar os descobrimentos espaciais, desde seus primórdios nos anos 50, até os dias de hoje, com a proeminente missão para Marte. Vamos lá?

Kennedy Space Center

Kennedy Space Center

Primeiramente, é importante dizer que o Kennedy Space Center é de propriedade na NASA, a agência espacial norte-americana e que apenas uma parte deste, é aberta ao público: O Visitor Complex. Nele estão todas as atividades voltadas a turistas e que você visitará no seu dia no seu complexo. Mas há uma exceção: o passeio de ônibus que sai do Visitor Complex te levará as bases de lançamentos de onde partem os satélites e foguetes rumo ao espaço sideral.

Posto isto, vamos lhe ajudar primeiro a decidir se vale a pena ou não visitar o KSC (Kennedy Space Center).

Kennedy Space Center – Quem deve visitar?

Kennedy Space Center

Kennedy Space Center – 1989

A minha primeira visita ao KSC foi em 1989, com 4 anos (sou o do meio na foto). A última, em 2015, com 30 anos. E tive algumas visitas neste meio tempo. Com isto, claro, foi possível ver a intensa e abrangente modificação que o centro de visitante sofreu e além disto, consigo comparar minhas experiências como criança, adolescente e adulto.

Para quem este passeio é legal? Este é sim um parque temático, mas com um tema mais específico e menos abrangente que os parques de Orlando. O tema aqui é o espaço sideral. Então, o primeiro critério é que o seu grupo, sejam as crianças ou adultos, se interessem, em algum nível, por este tema. Como o parque se transformou muito nos últimos anos, ele se tornou bastante atrativo para um público maior. Hoje ele é bacana mesmo para aqueles que não são tãooo interessados no tema, mas, gostariam de saber um pouco mais.

Outro fator de decisão é o tempo de estadia em Orlando. Caso você faça uma viagem mais curta, de até 7 dias, provavelmente não valerá a pena. Caso fique mais de 10 dias em Orlando, pode ser bacana para você. E por que? Porque ele não fica em Orlando, como verão a seguir.

Kennedy Space Center – Localização

Caminho de Orlando para o Kennedy Space Center

Caminho de Orlando para o Kennedy Space Center

Este fator é importante na hora de tomar sua decisão. O KSC fica a cerca de 1 hora de Orlando. Ou seja, considerando passar cerca de 6 horas no parque, você gastará praticamente o dia todo para visitar o parque.

Por isto que dissemos antes que, caso faça uma viagem mais curta, talvez não seja interessante gatsar 1 dia todo para visitar o KSC, a menos que o grupo seja muito interessado no tema e prefira priorizar o KSC em detrimento aos parques temáticos de Orlando.

Decidiu que vale a pena? Coloque no seu GPS Kennedy Space Center Visitor Complex. Você pegará o sentido Leste da Rodovia SR50, passando sob a I-95 e seguirá até pegar a direita na SR405. Você rodará por cerca de 10km nesta rodovia, onde verá as placas do KSC Visitor Complex. É fácil chegar e claro, dá pra ver de muito longe.

Kennedy Space Center – Atrações

Há algumas excelentes atrações no KSC e outras que, digamos, poderia ficar para uma próxima, dependendo do tempo que você estiver disponível. Mas, você não ficará perdido. Primeiro, iremos classificar as atrações, de acordo com a nossa preferência, e depois, uma sugestão de ordem das atrações. Abaixo, um mapa para identificar cada atração dentro do parque.

São 3 opções de lojas, 3 de alimentação e 10 atrações no KSC. Vamos falar agora sobre as atrações, seguindo a ordem do mapa acima.

#3 Early Space Exploration

Este é um pequeno museu, dedicado às primeiras missões tripuladas na NASA. Há um grande número de objetos dos projetos Mercury e Gemini.  É uma área bem interessante, voltada principalmente para os interessados em saber mais a fundo sobre os primórdios da exploração espacial. O grande destaque é o console real de uma nas naves do programa Mercury.

Nota 2

#8 Rocket Garden

Kennedy Space Center - Rocket Garden

Kennedy Space Center – Rocket Garden

O Rocket Garden é, como seu nome diz, um jardim de foguetes. Ali estão expostos alguns dos mais importantes equipamentos que já levaram satélites e missões tripuladas ao espaço. Como ele fica na passagem para as outras áreas, vale a pena investir uma tempinho aqui. Algo como 20 minutos podem ser suficientes para você obter bastante informação sobre os foguetes. Tours gratuitos são disponibilizados durante todo o dia.

Nota 1

#9 Children´s Play Dome

Kennedy Space Center - Children´s Space Dome

Kennedy Space Center – Children´s Space Dome

É claro que você não vai sair de Orlando para levar os seus filhos neste parquinho e nem é este o objetivo do KSC ao construir esta mini área. Mas, mesmo sendo apenas para entreter as crianças por alguns poucos momentos, achamos que esta área poderia ter sido melhor construída.

De qualquer forma, acaba sendo útil quando os pais querem revezar para ficar com os filhos ou mesmo um break no meio do dia.

Nota 1

#10 Astronaut Encounter

Kennedy Space Center - Astrounaut Encounter

Kennedy Space Center – Astrounaut Encounter

Em poucos outros lugares do mundo você terá tanta facilidade de encontrar um astronauta. No Astronaut Encounter você pode, 2 vezes ao dia, ter este privilégio.

Mas claro, não espere uma grande palestra ou ouvir segredos lunáticos : o objetivo aqui é simplesmente entreter e prover um momento de contato entre civis e os militares espaciais.

Nota 2

#11 Kennedy Space Center Tours

Não entendeu este novo mapa? A partir do ponto #11 do primeiro mapa, saem ônibus, de hora em hora, para o tour dentro da área militarizada do KSC. Isto é: é onde, de fato, a NASA mantém suas operações e lançam seus foguetes e satélites.

Kennedy Space Center - Base de Lançamento

Kennedy Space Center – Base de Lançamento

As primeiras instalações pelas quais irá passar no Tour são estes chamados Launch Pads, ou, Base de Lançamento. São destas enormes e impressionantes estruturas que são lançados os foguetes para o espaço.

Não será permitido se aproximar muito, mas, mesmo de longe, estas estruturas impressionam e, se pensarmos que daí foram lançadas grande parte das missões lunares, chega a emocionar.

Kennedy Space Center - Centro de Controle

Kennedy Space Center – Centro de Controle

Se as estruturas vistas anteriormente impressionam, esta é mais incrível ainda. Há dois importantes prédios nesta foto: Este em primeiro plano e mais baixo, é o centro de controle da lançamento. É deste prédio que os engenheiros ficam posicionados para controlar o lançamento dos foguetes. Você provavelmente já viu o interior deste prédio (ou uma réplica) em algum filme sobre o espaço.

E o segundo prédio, é realmente impressionante. Com 162 metros de altura, em um retângulo de 158m por 218m, ele é um dos maiores dos Estados Unidos, em volume. E por que tão grande? Conhecido como VAB (Vehicle Assembly Building), ele é o local onde construiram grande parte dos ônibus espaciais e um grande número de foguetes espaciais. Isto justifica seu tamanho e robustez.

A próxima parada é, sem dúvida, ainda mais espetacular e nela você poderá passar cerca de 2 horas.

Sala de Lançamento

Sala de Lançamento

Antes de adentrar no grandioso prédio Apollo/Saturn Center há um “Pre-Show”. E nisto, ninguém se compara aos americanos. Primeiro você será apresentado a algumas breves informações sobre as missões a Apollo e depois, entrará nesta incrível sala de controle.

Estes são os equipamentos reais da época e você será levado de volta a 1968, mais precisamente 21 de Dezembro, quando a Apollo 8 foi lançada. Esta foi a primeira a alcançar a órbita lunar.

Assim que você entra o relógio é colocado na contagem regressiva de 30 minutos e depois, em cerca de 5 minutos, você acompanhará o processo final de lançamento do foguete Saturn V na missão Apollo 8.

Depois disto, você será encaminhado ao impressionante prédio a seguir:

Vamos explicar : Saturn V é o nome deste foguete, gigantesco, que era responsável por levar as missões tripuladas à lua, batizadas de Apollo. Este foguete tem mais de 120 metros de comprimento (mais que um campo de futebol) e 10 metros de diâmetro. Realmente gigantesco!

Neste prédio, você terá a oportunidade de conhecer esta “lenda” da história espacial e ver em detalhes esta incrível máquina.

Além disto, neste mesmo prédio, você terá oportunidade de visitar uma pequena exposição com muito material das missões lunares, incluindo, ver algumas pedras que foram trazidas da Lua. É impressionante!

Com isto, é finalizado o tour realizado pelo ônibus. Recomendamos que faça esta parte do passeio ao KSC no início ou final do dia, uma vez que você levará cerca de 2 horas entre a ida de ônibus, o passeio neste prédio e a volta de ônibus.

Nota 3

#12 Journey to Mars

Kennedy Space Center - Journey to Mars

De volta ao Visitor Complex, este é o Journey to Mars. Esta é uma atração que é dedicada para pessoas que são extremamente interessadas no assunto espacial. Há duas áreas: a primeira é uma mini-palestra, onde são apresentadas as últimas novidades na exploração espacial. E a segunda uma exposição com equipamentos de exploração espacial.

Novamente : Se você gosta muito do assunto, vai curtir muito esta atração. Se não gostar, vai odiar. Então, fica a seu critério para ver se isto pode ou não se encaixar no seu dia.

Nota 2

#14 IMAX 3D Space Films

Kennedy Space Center - I-Max Theater

Kennedy Space Center – I-Max Theater

Este é um programa que agrada a mais pessoas, afinal, é basicamente um cinema IMAX 3D, com o tema espacial, em alto e bom som. Atualmente são 2 filmes (de 20 minutos cada) que estão passando neste cinema: Um com tema do telescópio Hubble e o outro falando da Corrida Espacial. Muito bacana e na nossa opinião é quase que obrigatório a assistir a pele menos um dos filmes. Vale a pena!

Nota 3

#18 e 19 Space Shuttle Atlantis e Shuttle Launch Experience

Kennedy Space Center - Space Shuttle Atlantis

Kennedy Space Center – Space Shuttle Atlantis

Na nossa opinião, está aqui o grande ponto alto da visita ao KSC. E o porquê vocês verão logo a seguir. Primeiramente, entrando neste enorme prédio, vocês subirão muitas rampas, para chegar no ponto alto do prédio. Não entendemos no início, mas, imaginávamos que algo muito bacana estava por vir.

Como em um outro momento da visita ao KSC, fomos encaminhados a um cinema, desta vez mais rápido e, em pé. O Vídeo era sobre as missões dos ônibus espaciais. Um vídeo bem bacana, contando tudo sobre as missões e seu encerramento, em 2011.

Cinema Ônibus Espacial

Cinema Ônibus Espacial

Cinema Ônibus Espacial

Cinema Ônibus Espacial

As imagens acima mostram a visão no cinema, quase que em 360 graus. E como todo filme, para ser bom, precisa ter um bom final, este não poderia ser diferente. Mas, é realmente surpreendente o que acontece a seguir. De trás desta tela, aparece uma imagem incrível, conforme abaixo:

Ônibus Espacial Atlantis

Ônibus Espacial Atlantis

Bom, isto se parecia uma imagem no vídeo. Mas não! É a própria Atlantis, o ônibus espacial aposentado pela NASA em 2011. Sim, este é a Atlantis original. E o melhor, você consegue chegar muito perto dela.

Atlantis

Atlantis

O prédio é construído em vários andares, com inúmeras atividades por todo ele. Desde uma réplica dos módulos que da Estação Internacional, passando por um tobogã, que simula a descida dos astronautas nos pousos no mar e até chegar no Shuttle Launch Experience, sobre o qual falaremos a seguir:

Pre-Show Shuttle Launch Experience

Pre-Show Shuttle Launch Experience

Shuttle Launch Experience

Shuttle Launch Experience

A proposta do Shuttle Launch Experience é simular um lançamento de um ônibus espacial onde o astronauta é você. A experiência, é claro, foi adaptada para pessoas normais, que não têm um super preparo, como têm os astronautas. Achamos que esta experiência deixa um pouco a desejar. Consideramos o Soarin, do Epcot, mais interessante no aspecto de simulação de lançamento. Mas mesmo assim, vale a pena ir, pois a experiência como um todo é bacana.

Com tantas atividades, toda esta área dedicada ao Atlantis ocupará cerca de 2 horas do seu dia. Se planeje para isto, pois sem dúvida, será um dos pontos altos da sua visita ao KSC.

Nota 3

Kennedy Space Center – Compras e Alimentação

Começando pelas compras, há duas opções incríveis para você levar alguns souvenirs para casa:

Shuttle Express Gifts

Shuttle Express Gifts

A Shuttle Express Gifts fica na saída do prédio Atlantis  e tem itens relacionados aos ônibus espaciais. A Loja é bem bacana e tem muitos itens que vão deixar você com vontade de gastar bons dólares por aqui.

Space Shop

Space Shop

Se você não gastou na primeira loja, certamente gastará aqui. A Space Shop é a maior loja com o tema espacial do mundo. Aqui você encontra absolutamente de tudo : Desde algumas porções de comida que os astronautas levam para o espaço até pedaçoes de meteorito que cairam na Terra, para você comprar ( se estiver disposto a gastar muito ). É muito legal mesmo esta loja e como ela fecha uma hora depois do parque, vale a pena dar uma passadinha aqui depois de todas as atividades.

Alimentação

Orbit Cafe

Orbit Cafe

Definitivamente, as opções de restaurante do KSC são apenas para quebrar um galho. São duas opções no Visitor Complex (Orbit Cafe e Rocket Garden Cafe), além do Lunch with Astronaut, onde, a um preço separado, você pode almoçar com um astronauta. O valor deste almoço é de US$30 por pessoa e pode valer a pena no caso de você estar passando o dia todo no parque.

Além disto, há algumas boas opções de quick-service no prédio do Apollo / Saturn.

Kennedy Space Center – Hall of Fame

Hall of Fame

Hall of Fame

A alguns poucos quilômetros do Visitor Complex está o Hall of Fame. O local é dedicado à memória de todos os astronautas que dedicaram suas vidas a exploração espacial.

É necessário um ticket separado para entrar aqui e salve aqueles que são apaixonados pelo tema, a visita aqui acaba não sendo tão interessante.

Kennedy Space Center – Atrações a parte

Todas as atrações acima estão incluídas na entrada normal do parque. Porém, há alguns outros programas a parte, que visam colocar o turista numa imersão maior no KSC. São elas:

  • Fly With An Astronaut : Você irá visitar o KSC com um veterano da NASA. Este passeio tem datas limitadas.
  • KSC Up-Close Tours : Você terá acesso a algumas áreas especiais no KSC.
  • Astronaut Training Experience : Aqui você passará por uma simulação do treino que os astronautas passam.

Kennedy Space Center – Ordem das Atrações

Baseado em tudo isto que colocamos acima, sugerimos a ordem das atrações no KSC:

Atrações Kennedy Space Center

Atrações Kennedy Space Center

Em ambos os casos você passará 7 horas no parque (incluindo o almoço). É claro que o tempo de cada atividade pode variar, de acordo com o nível de interesse do grupo e também, você poderá optar por não fazer alguma das atrações.

Kennedy Space Center – Tickets & Mais informações

O Roteiro em Orlando vende tickets para o Kennedy Space Center. Será um prazer atendê-los para orçamentos, no e-mail atendimento@roteiroemorlando.com. Não colocamos os valores aqui porque eles acabam mudando com certa frequência e o post ficaria desatualizado logo.

O estacionamento no complexo custa US$10 para carros e abre 30 minutos antes da abertura do complexo.

O horário de funcionamento é das 09:00 as 19:00. Antes da visita, verifique no site oficial para confirmar estes horários, pois estão sujeitos a alteração de acordo com a época do ano.

Kennedy Space Center – Vale a pena ir?

Nós adoramos, mas é verdade, somos suspeitos para falar. Crescemos aprendendo a olhar pro céu e tentando imaginar o que tem lá em cima. Então, a oportunidade de ver a história tão de perto, é simplesmente sensacional para nós. Amamos o passeio e recomendamos a todos nossos amigos.

Mas é claro, conforme dissemos no início, a decisão de visitar ou não passar por vários detalhes, como tempo de viagem, características do grupos e etc. Portanto, a nossa recomendação você já tem. Agora é decidir se para o seu grupo vale a pena ou não!

Esperamos muito que tenham gostado do post e até uma próxima!

Nos acompanhe nas redes sociais:


QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

Ele, Pedro Rodrigues, engenheiro, 29 anos. Ela, Giovanna Bucciarelli, marketóloga, 22 anos. Em comum, uma paixão: Orlando.

A ideia surgiu em 2012, quando perceberam que tinham se tornado o guia informal de todos os amigos que viajavam para a terra do Mickey. A partir de então, surgiu em 2013, o site www.roteiroemorlando.com.br, destinado exclusivamente para a venda de Roteiros Personalizados. No mesmo ano, o site foi inteiro remodelado e se tornou um grande site de conteúdo da cidade da Flórida.

NO INSTAGRAM